Buscar
  • José Marques

Max Russi reforça pedido de médicos e propõe construção de hospital de campanha na Arena Pantanal

Deputado acredita que estrutura poderá fortalecer o atendimento a infectados pela Covid-19 e amenizar possível colapso na Baixada Cuiabana


O deputado Max Russi (PSB) reforçou ao Governo do Estado o pedido do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), para a construção de um hospital de campanha na Arena Pantanal. A indicação foi apresentada na sessão plenária desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa.


Conforme as projeções apontadas pelo Sindimed, a Baixada Cuiabana em breve poderá ficar sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na rede médica particular, devido ao crescimento exponencial de infectados pela Covid-19.


“Segundo os médicos, a ocupação já é de quase 100% e isso já é extremamente preocupante. Essa lotação afeta todo o sistema, além disso tempos médicos adoecendo, sofrendo fortes pressões físicas e psicológicas”, alertou.


Conforme o último boletim estadual, Mato Grosso possui mais de 11 mil casos confirmados do coronavírus. O número de óbitos chegou a 423. A taxa de ocupação nas enfermarias é de 25,6%. No entanto, a de pacientes internados na UTI ultrapassa 87%.


“São necessárias medidas mais efetivas. Acredito que um hospital de campanha possa amenizar tudo isso e que este seja o momento de buscarmos todos os mecanismos possíveis, para proteger a população de nosso estado”, avaliou o deputado.


O deputado Max Russi ressalta que a Assembleia Legislativa tem apresentado diversas propostas para o combate a pandemia em MT. Ele lembra que no mês passado foi entregue a reforma e ampliação do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Na obra, realizada pelo governo estadual, foram aplicados R$ 10 milhões, fruto da contenção de gastos da Casa de Leis.


“São mais de R$ 30 milhões, que a Assembleia está destinado a este combate a pandemia. São 30 novos leitos de UTI e 180 novos leitos clínicos. Além disso, os deputados estaduais apresentaram mais de 150 propostas ligadas ao enfrentamento. A nossa intenção é ajudar o estado, de todas as formas possíveis”, assegurou.

7 visualizações