Buscar
  • José Marques

Max Russi reforça cobranças por hospitais regionais no Oeste e Araguaia

Governador Mauro Mendes garante estudo técnico para reorganização da Rede de Saúde. A intenção é contemplar também a região Noroeste do Estado


O deputado Max Russi (PSB) reforçou as cobranças, ao Governo do Estado, para a construção de hospitais regionais nas regiões Oeste e Araguaia. Questionamentos foram feitos ao governador Mauro Mendes durante a sessão do balanço das ações, do ano passado, do Executivo Estadual na Assembleia Legislativa.


Primeiro-secretário da Casa de Leis, o parlamentar reconheceu os avanços da atual gestão na área da Saúde, principalmente quanto às melhorias alcançadas na capital e região metropolitana, seja através de investimentos ou reformas. No entanto, fortaleceu suas propostas de medidas mais estratégicas.


“Essas duas regiões, não sei se é hospital ou qual é a alternativa. Quero saber se o senhor tem algum planejamento. O que o senhor pensa nesse sentido?”, questionou Russi.

Em resposta ao deputado, o governador admitiu um “desequilíbrio” entre as regiões, entretanto garantiu a priorização de uma reorganização de toda a rede de Saúde, assim como a busca por avanços, principalmente nas áreas de infraestrutura e qualificação.


“Nós determinamos e nesse momento está sendo feito um estudo na Secretaria Estadual de Saúde para corrigir esse desequilíbrio entre a Saúde de média e alta complexidade, que é mais a responsabilidade do Estado. A região do Araguaia está sob um estudo, nesse momento, para uma implantação do tão sonhado, prometido Hospital Regional. Deputado, hoje nós temos um estudo para a implantação na região Oeste, Noroeste e na região do Araguaia.”, assegurou.


A implantação de hospitais regionais, em regiões que apresentam deficiências quanto a atendimentos, é parte das recomendações do pacote de propostas do deputado Max Russi.

Seguindo uma cronologia de ações, no ano passado Max apresentou a necessidade da viabilização de um novo veículo de urgência para o Hospital Regional de Cáceres - Doutor Antônio Fontes, referência para 24 municípios da região Oeste.


Ainda em 2019, cobrou um aparelho de mamografia para a Regional de Saúde Centro Norte, unidade que fica em Diamantino e é responsável por levar atendimento a mais de 100 mil pessoas daquela região.


Em uma síntese de sua atuação pelo Araguaia, Max Russi participou da 10° edição da Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, que aconteceu em Porto Alegre do Norte. Na oportunidade, o parlamentar defendeu a injeção de recursos para os hospitais de São Félix do Araguaia e de Confresa, municípios considerados polos regionais.


Em março passado, Max se reuniu com os prefeitos de Barra do Garças e São Félix do Araguaia, Roberto Farias e Janailza Tavares. Junto aos gestores, apresentou as demandas a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).


Como resultado, o Governo regularizou os repasses de recursos ao Hospital e Pronto Socorro - Milton Pessoa Morbeck e ao Hospital Municipal - João Abreu Luz, que teve a sua reforma inaugurada há poucos meses.


“Tenho andado pelos municípios e creio que essa reorganização possa gerar resultados concretos, que atendam boa parte da demanda dessas e de outras regiões. Estou confiante, no entanto vou continuar cobrando essas políticas públicas”, assegurou o deputado Max Russi.

0 visualização