Buscar
  • José Marques

“ABC da Vida na Filantropia” é apresentado a Max Russi e deputado busca apoio a creches beneficentes


“ABC da Vida na Filantropia” é um projeto que pretende reforçar o auxilio social a creches filantrópicas de Mato Grosso e que foi apresentado ao deputado Max Russi (PSB), junto a um relatório de pesquisas, por um grupo de gestores das 21 unidades infantis nessa semana. A intenção é elencar os problemas em comum desses educandários sociais e formatar um seminário de discussões, como primeira medida de soluções. “Estamos à disposição para uma somatória de forças, nesse projeto valioso”, assegurou o parlamentar.


Nailsa Francisca é diretora da unidade infantil Estrelinha de Jesus, localizada no Bairro Primeiro de Março e explica que a rotina da creche é semelhante à de qualquer outra. Com 11 anos de existência, o local atende atualmente a 65 crianças, sendo algumas delas, inclusive, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pela Secretaria Municipal de Educação. “Temos uma rotina normal, igual a qualquer outra creche, com todos os horários programados”, descreveu.


Francisca está otimista quanto ao projeto e acredita que a ação conjunta dará amplitude no trabalho filantrópico, já realizado. “A filantropia não é algo pequeno. A filantropia é uma amplitude. Crianças que saem da creche, após ter feito ali a ultimo refeição, voltam muitas vezes como aquela mesma refeição, por não ter nada para comer em sua casa”, complementou.


Rosangela de Castro Farias, que é represente da Organização Não Governamental (ONG) Nação para Cristo, entidade que auxilia as creches filantrópicas, participou do encontro com o deputado. Ela também está otimista quanto o aumento desse respaldo.


“Nós achamos muito importante, pois nós partimos do princípio de que a responsabilidade pelas creches, por esse ensino, é do município. E as filantrópicas, elas estão prestando um serviço à sociedade, fazendo um serviço que o município não da conta de fazer. Nós ajudamos na complementação e alimentação, de recursos, de formação. Eu acho muito importante esse projeto, pois todas as creches precisam desse respaldo”, analisa.


Os trabalhos do “ABC da Vida na Filantropia” estão sendo conduzidos pela assessora parlamentar e ex-vereadora por Cuiabá Lueci Ramos, que realizou um levantamento dos principais problemas enfrentados pelas creches filantrópicas da capital.

Nesse cronograma de ações, com o diagnóstico dessas demandas, foram feitos estudos aprofundados nas áreas: Técnica, humana e pedagógica.


Para o deputado Max Russi, que garantiu o apoio da Assembleia Legislativa, também por meio da Escola do Legislativo, esse é um passo importante, que poderá desencadear em uma grande força social de auxilio a essas unidades infantis, dependentes de filantropia.


“Temos essa importante união, desses gestores e pessoas que se doam para mudar a realidade dessas crianças. A Assembleia Legislativa é casa do cidadão, a aqui temos a possibilidade de buscar meios de ampliar tudo isso. Fiz o compromisso te trabalhar muito pelo social e estarei empenhado, para que possamos transformar ainda mais o futuro dessas crianças”, assegurou.

0 visualização